Acesso Dedicado - Um espaço para coisas interessantes

twitterFacebookGoogle PlusLinkedInRSS FeedEmail

Arquivo do AD

Posts sendo visitados

SITES & BLOGS


Lomeutec - Tutoriais e Informação
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Publicações Recentes

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
2leep.com
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
2leep.com

O que é o Sandboxie e para que serve?

O Sandboxie é popularmente conhecido como (Caixa de Areia) é um mecanismo de segurança utilizado para isolar determinados programas ou até mesmo um disco inteiro dos arquivos instalados na máquina real. Uma Sandbox é de muita utilidade, pois com ela é possível executar programas com códigos duvidosos, ou alterar algumas partes do sistema, sem afetar a sua máquina real. No caso de rodar um navegador dentro da caixa de areia, todo o conteúdo, incluindo os dados da navegação na Internet como (histórico, arquivos temporários e etc) não serão transmitidos diretamente para o disco real do computador. Portanto, você pode navegar na internet tranquilamente e instalar seus programas, sem se preocupar.


Após baixar e instalar o sandboxie, ele integra automaticamente o seu navegador padrão na caixa. A interface do aplicativo é parecido com esta abaixo:



Na parte superior da janela do Sandboxie, mais especificamente no menu "Arquivo", encontramos cinco submenus:


  • Terminar Todos os Programas - Esta opção tem por função encerrar todos os aplicativos que estiverem rodando dentro do Sandboxie.
  • Desabilitar Programas Forçados - Caso você esteja executando programas forçados dentro da Sandboxie e quiser desabilita-los para que não sejam mais supervisionados pelo Sandboxie, basta clicar neste botão.
  • A janela está numa caixa de areia? - Está opção faz surgir uma pequena janela contendo um ícone ao lado esquerdo. Isso serve apenas para que você possa visualizar quais programas estão rodando no Sandboxie.
  • Monitor de Acesso a Recursos - Demonstra as atividades dos programas dentro Sandboxie.
  • Sair - Tem por função apenas fechar a janela da Sandboxie.
No menu exibir há apenas os modos de exibição da interface do Sandboxie, e o menu de conexto. 


  • Programas - Serve apenas para exibir os ícones dos programas rodados sob dentro  do Sandboxie. 
  • Arquivos e Pastas -  No modo Arquivos e Pastas o  Sandboxie exibirá os diretórios do sistema e os arquivos criados pelos programas instalados dentro da caixa de areia. 
  • Menu de Conexto Shift+10 - Serve apenas para exibir o menu de conexto do programa. 
  • Log de recuperação - Mostra todos os arquivos que foram recuperados de dentro da caixa e levados pra o disco real.
Já no menu Caixa encontraremos três opções, sendo uma delas, expansível. 


  • DefaultBox - Posicionando o mouse sobre esta opção, um submenu é aberto à direita, com outros recursos. 

  • Rodar nesta caixa - Ao posicionar o mouse sobre esta opção, é aberto um subitem composto dos seguintes itens:

  1. Rodar o Navegador WebServe para executar o navegador padrão dentro da Sandboxie.
  2. Rodar o Leitor de Email: Tem por função executar o Outlook ou qualquer outro gerenciador de e-mails.
  3. Rodar Qualquer Programa: Está opção executa qualquer programa ou pasta através de um comando de linha. 
  4. Rodar do Menu Iniciar: Abre o menu Iniciar do Windows dentro da caixa de areia. 
  5.  Rodar Windows Explorer: Executa a janela do Windows Explorer dentro da da caixa de areia.
  • Criar Nova Caixa de Areia - Com está opção, é possível criar diversas caixas de areia como a da imagem abaixo:


  • Localização das Caixas - Apenas aponta o diretório onde a pasta do Sandboxie está salva. 
  • Terminar Programas - Serve para fechar todos os programas que estejam em execução no Sandboxie.
  • Recuperação Rápida - Serve para transferência dos arquivos entre o Sandboxie e o disco real. 
  • Apagar Conteúdo - Elimina definitivamente todos os arquivos da caixa de areia do Sandboxie sem a possibilidade recuperação.
  • Explorar Conteúdo - Tem por função abrir o diretório selecionado quando clicado com o botão direito do mouse.
  • Configurações da Caixa de Areia- É aqui que é feita toda configuração do Sandboxie. Este recurso proporciona a configuração de como aparecerá as janelas dos programas e pastas, se terá bordas ou não, remover o indicador (#) "jogo da velha" da janela do navegador, restringir o acesso a Internet pelo Sandboxie, bloquear programas, transferir arquivos do computador para a caixa de areia, apagar automaticamente a caixa ao fechar o programa e muito mais.

  • Renomear a Caixa -  Colocar outro nome para a caixa do Sandboxie, e para as demais caixas (caso tenha outras caixas de areia)
  • Remover a Caixa - deletar a caixa selecionada.

Já o menu ajuda contém informações adicionais sobre o programa.



  • Tópicos de Iniciação (Web) -> apresenta a página web com um tutorial básico e simplificado de utilização do software.
  • Verificar Atualizações - Procura por atualizações no servidor do fabricante do software.
  • Registrar o Sandboxie - Caso queira adquirir uma licença paga do programa, após a compra, é só inserir o código de ativação através desta opção. Lembrando que na versão paga não tem limitações como na gratuita. Ex: Programar o software para executar aplicativos e pastas na inicialização dos mesmos, isto é feito sem a necessidade de estar abrindo a Sandboxie. Outro ponto da versão registrada é que não será preciso aguardar os 5s na inicialização do Sandboxie pela primeira vez.


  • Sobre o Sandboxie - exibe informações referentes ao programa.

Agora que você já conhece todos os Menus e submenus do Sandboxie vou ensinar como utiliza-lo.


Após a instalação do sandboxie um ícone é criado na área de trabalho com o nome de Navegador web em uma caixa. Este atalho abre o navegador padrão  em uma caixa de areia. Se por ventura você quiser trocar de navegador, abra a interface do sandboxie e clique em Caixa > DefaultBox > Rodar nesta caixa > Rodar do Menu Iniciar e selecione o navegador desejado.


Ao abrir o navegador pelo Sandboxie será possível observar que no título da janela do navegador aparecerá um simbolo (#)  "jogo da velha".

Desta forma é possível diferenciar o navegador e outros programas, quando estiverem rodando dentro de uma caixa de areia. Também é possível rodar um  navegador dentro da caixa e um outro fora da caixa ao mesmo tempo (isso também se aplicar para qualquer programa).

Caso você prefira que o ícone (#)  "jogo da velha" não apareça. Basta abrir a interface do programa e dirigir-se em Caixa > DefaultBox > Configurações da Caixa de Areia. Marque a opção "Não mostrar o indicador do Sandboxie no título da janela" e confirme em OK. Reinicie o navegador para que a alteração sejam aplicadas.


Você pode rodar seu navegador dentro do sandboxie normalmente e após efetuar um download  caso desejar que o mesmo seja salvo no disco real da máquina é só aguarda uma janela que será aberta automaticamente com o nome "Recuperação Imediata". Mas se preferir salvar apenas no ambiente isolado do sandboxie, clique em Fechar.

Caso deseje que esta janela não apareça após os downloads, marque a opção "Não perguntar novamente até que todos os programas rodando na caixa terminem" e clique em Fechar.

Após baixado o programa vamos a instalação,abra a interface do sandboxie dando um duplo clique em seu ícone amarelo ao lado do relógio.


 Expanda as chaves Recuperação Rápida de Pastas e Desktop


Você visualizará o arquivo de instalação baixado, e logo ao lado do arquivo, o tamanho do mesmo.


Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo e selecione a opção Rodar nesta caixa.


Neste ponto uma tela de instalação do programa será aberta. Instale o programa normalmente.

Depois da instalação, o sandboxie mostrará os arquivos criados pelo programa. Clique em Fechar e pronto. Em alguns casos pode acontecer do programa não ter criado um atalho, e também não tenha iniciado automaticamente. Caso tenha ocorrido isso, não se preocupe basta procura-lo. Aqui demonstrarei uma maneira de acha-lo, mas existem outras.

Clique em Caixa > DefaultBox > Rodar nesta caixa > Rodar do Menu Iniciar ou Rodar o Windows Explorer. Procure pela pasta do programa em Arquivos de programas e execute o arquivo responsável pela abertura do programa.



O sandboxie é compatível com Windows 2000/XP/Vista e Seven - 32 e 64 bits.



Política de Publicações

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

"Veja outras publicações no AD: "

2leep.com

Apenas um comentou.

  1. Anônimo Comentou:

    Quase tão bom quanto o shadonw defender!

 

Deixe o seu comentário!

Seu comentário será muito bem vindo, mas eu modero todos. Então se o seu não foi publicado dê uma olhada nas Políticas de Comentários. Pode ser que alguma coisa não estava dentro das regras. (^_^)v

Se você gostar de alguma publicação, use um pouco do tempo que você vai economizar se beneficiando das explicações ou do entretenimento dessa leitura e retribua deixando o seu comentário. Não é uma obrigação, mas isso beneficia muito o Acesso Dedicado. Então se o A.D. te ajudou, ajude o A.D. também. Fazer um comentário é muito rápido, não oferece qualquer complicação.

Se você é dono de Blog ou Site e gostou de alguma publicação, não plagie. Seja um bom companheiro, veja os Termos de Uso do Acesso Dedicado e não copie o conteúdo das postagens.

E se você víu algum conteúdo em algum lugar que foi plagiado daqui, boicote o site ou blog que cometeu plágio. Não permita que pessoas que oferecem conteúdo de qualidade sejam prejudicadas por meros copiadores. Façamos uma internet melhor.

Plágio é crime: (lei nº 9.610, de 19.02.98, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais, publicada no D.O.U. de 20.02.98, Seção I, pág. 3 por decreto do então presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO)